01 dezembro 2013

Jogos e preconceito

Por: Darth Wally, O senhor dos vulcões

  É, lá vem um texto chato sobre preconceito em jogos ou pregar o bom-mocismo, mas antigamente tenho certeza que vocês pegavam várias putas e as matavam em GTA, bem, não é sobre isso que vou falar para vocês, muito menos vender produtos de limpeza. Hoje irei debater quantas pérolas dos games perdemos simplesmente por um pré-conceito, então senta que lá vem história.

     
Jogos 1998, considerado um dos melhores anos para jogos
 Meados dos anos 90, para ser exato 98, chegava o que iria revolucionar o mundo dos jogos, foi uma excelente safra para os games, era o ano de debute do 3D bem feito nos consoles, quem viveu isso, sabe o que estou falando e tem certa saudade dessa época e de seus gráficos poligonais, onde cabeças quadradas eram nossa concepção de jogos graficamente perfeitos e hoje reclamamos do gráfico do Wii, só para te situar sobre o que você perdeu (ou foi sortudo e acompanhou), segue exemplos: StarCraft, Resident Evil 2, Ocarina of time, Metal Gear, Half Life, Xenogears, King of Fighters 98, Unreal, Grim Fandando, Carmagedon 2, viu? nem só a seleção brasileira perdeu algo neste ano, mas agora falar que você não conhece metade ou talvez todos os jogos que citei, acho que você esta lendo o post errado. Mas eu não estava jogando isso nesta época, estava jogando as coisas do passado ainda, não tinha PC, meu portátil era um Brick Game, isso mesmo, aquele tijolo que tinha Tetris, jogo da minhoca, numa memória que rezava a lenda que tinha 9999 jogos, mas na realidade era 10 diferentes e quando você tinha sorte, mas meu console mesmo era o incrível Master System, ainda produzido com entrada de cartucho pela Tec-Toy, além do Atari que não sei a numeração de cabeça, mas tinha quase todos jogos lançados para ele na memória, menos o Custe’r Revenge (entendedores entenderam).




    E dentre estes jogos que citei tinha algumas a pérolas, na realidade dois, sendo que irei comentar hoje um e o outro futuramente, o bendito jogo do menino chamado Zelda, sim foi de propósito, Ocarina of Time.

      Como dito, em 98 não tive contato com jogos desta época, tive contato primeiro com o King of Fighter 98, que qualquer buteco tinha e depois quando tive PC, Carmagedon 2 e um mod de Half Life, o Counter Strike, Ocarina, este tinha preconceito antes mesmo de jogar graças ao famoso Link of the past, o jogo anterior da série para o irmão menos potente da família, o super Nintendo, como falei minha entrada em jogos da Nintendo ou melhor Super Nintendo foi muito tarde, quando o povo jogava o supra sumo dos anos 2003 de jogos eu descobria o que o PC poderia fazer, entre outras coisas, emuladores, tá, podem tacar pedra, crucificar, até parece que ninguém nunca teve um emulador ou tem ainda no universo de games, o que tinha para jogar, eu particularmente jogava apenas os de bater, de correr, de atirar, e Campeonato Brasileiro 96, então, zero de experiência em RPG ou jogos de Aventuras como puzzles, os únicos RPG's que tinha jogado eram, Pokemon e um RPG de Dragon Ball Z baseados em cartinhas que era muito foda.
Pensa em um jogo bom ou não

Minha aventuras por Link of the past eram sofríveis, não sabia o que fazer, tudo me matava e ficava preso no castelo com chuva por horas até desistir e isso é menos de 1% do jogo. Logo, tinha um preconceito enorme, achava o jogo ruim, o que na realidade era apenas uma desculpa pela minha péssima experiência para com estes tipos de jogos. O tempo muda as pessoas e seus gostos também, nesta ideia, experimentei tudo que tinha do Super Nintendo, conheci os jogos A e os jogos Z, descobri que RPG’s são muito legais, como Chrono,  Super Mario kart, que era melhor jogo de corrida,  Alejo, que  era melhor que Pelé, mas o pequeno Link nada, para aumentar ainda a raiva revistas de games(da Nintendo por exemplo) só falavam em Ocarina of time/Majoras Mask  e eu querendo saber de Pokémon ( lembrando que Pokemon era febre), quem viveu esta época, conhece o blá blá blá de notas 100 para estes jogos. Coloquei na cabeça por tirar o espaço de falar de Pokémon, nunca iria jogar estes games da série The Legend Of Zelda, ledo engano, mas para frente na linha do tempo, para ser exato 3 anos atrás, parei em um dilema, não tinha nada para jogar conciliado com um Pc meia boca que já estava dando sinais de cansaço, peguei Ocarina para jogar em um lampejo de que os tantos elogios atrás poderia ser um jogo legal e dei start na aventura de Link com a mentalidade que iria abandonar o jogo em dois dias ou 3 horas, aí que me enganei, no começo achei chato por não conhecer a mitologia da série, mas isso até o meio da primeira caverna, depois cada coisa que eu via, achava foda e queria mais e mais e mais, quando acabei nem acreditei, agora entendi porque os críticos davam 10  e  porque pessoas choravam ao pensar neste game , nerds tinham orgasmos Zeldisticos etc... Após isso corri atrás do que era um preconceito de algo que se tornou minha franquia favorita, não é mentira, ainda amo Mario Kart, mas fui atrás dos excelentes títulos para o game boy, desafiei a vergonha nos controles de movimento com os títulos para o Wii, e recentemente estou navegando onde nenhum hyruleniano já foi, e estou aguardando o que irá vim para o WiiU.
   Moral da historia, como um preconceito bobo me afastou de uma franquia tão incrível com jogos excelentes, fica ai a dica, pare com este preconceito por coisas que você nunca jogou, ou até mesmo nem conhece, seja viva ou virtual, abra a mente, e aí, quais jogos vocês tem preconceito? 
Ocarina of Time
Isso é tudo pessoal!!














2 comentários:

  1. O preconceito pode realmente impedir a gente de jogar muita coisa legal. Como caso pessoal: nem lembro se algum dia tive preconceito com action novels mas depois de conhecer um certo Phoenix Wright, passou a ser um dos meus gêneros favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu tenho com vários jogos, mas sempre quebro a cara e como falo não a jogos ruins a jogos que gostamos ou não, mas tem umas bombas que se diz jogos ai no mercado.

      Excluir